Quem o diz é a Diretora Nacional de Educação, Sofia Figueiredo, que, numa entrevista à Radio Educativa, falou da importância deste concurso e fez o ponto de situação desta primeira edição lançada no ano letivo 2017/2018.

Sofia Figueiredo falava em entrevista à Rádio Educativa, no âmbito da formação em educação especial que terminou no dia 20 do corrente e que abrangeu técnicos de barlavento e sotavento.

Após a formação em Robótica direcionada aos professores, agora é a vez dos alunos do 7º ano de escolaridade receberem a mesma ação. A iniciativa que arranca no próximo dia 30 de julho tem como finalidade “afiar” nestes o gosto e o interesse pelas TIC.

Depois de 9 dias de formação em robótica dirigida aos docentes das áreas TIC, nos 43 contentores WebLab instalados nas escolas secundárias de todo país, o balanço que se pode fazer é positivo, uma vez que os formandos estão a construir robôs sem nenhuma dificuldade.

A formação, que se enquadra no âmbito do projeto WebLab, acontece simultaneamente em todas as escolas do país abrangidas pelo projeto e vai debruçar-se sobre a construção de robôs e, ao mesmo tempo, fazer com que os formandos/ professores mudem o perfil de meros utilizadores para potenciais construtores.