As informações foram avançadas à Rádio Educativa pela Delegada do ME no concelho, que falou ainda sobre o funcionamento dos agrupamentos escolares e a requalificação de alguns estabelecimentos.

Lineth Cruz afirmou que o ano letivo 2017/18 foi extremamente positivo e que a sua equipa conseguiu colocar em prática as orientações delineadas pelo Ministério da Educação.

A delegada afiançou que, tendo em contas as reformas, houve bom aproveitamento em todos os agrupamentos no primeiro e quinto anos. Garante, entretanto, que no sexto ano, apenas 4 alunos não conseguiram atingir os objetivos.
“Sabemos que estamos num processo de reforma e que em 2018/2019 vamos ter mudanças no sexto ano. Neste sentido, está a ser elaborado um plano sob orientações da Direção Nacional de Educação, para que os professores que vão trabalhar com esses alunos tenham em atenção, essas diferenças a nível curricular”, assegurou.

Relativamente ao funcionamento dos agrupamentos escolares, sublinhou que o município do Paúl tem as suas especificidades, como, por exemplo, a coordenação pedagógica dos agrupamentos que é feita em conjunto, incluindo coordenadores da escola secundária.
“Essa troca de experiência veio trazer novas valências à prática pedagógica. Professores com muita experiência nas áreas específicas partilham com os que iniciaram agora, isso facilitou todo o trabalho feito na sala de aula, os resultados são o reflexo dessa partilha”, asseverou.

A nível do primeiro ano, do primeiro ciclo, a delegada referiu que houve uma troca de experiência incrível, fez-se uma seleção de professores para trabalhar com esse nível de ensino e constatou-se que já tinham trabalhado com o método que está a ser implementado e que se denomina “28 palavras”.
“Foi trabalhar as competências existentes, inovar e, por isso, essa implementação decorreu da melhor forma possível. No segundo trimestre já tínhamos crianças que reconheciam as palavras e outras já a ler. Também, o trabalho feito com a disciplina de Educação Artística veio só acrescentar aquilo que a prática pedagógica exige, aquilo que as especificidades das crianças exigem”, reiterou.

Quanto à requalificação das estruturas educativas no concelho do Paúl, Lineth Cruz destacou as obras feitas à delegação escolar, a construção e reabilitação de casas de banho em 4 escolas básicas, através de parcerias locais, a Escola Secundária Januário Leite em construção e melhoria de cantinas escolares.

DCC