Cerca de 1072 alunos do sétimo ano de escolaridade participam no programa de férias “Hitech Summer” que decorre nos 39 laboratórios WebLab situados nas 43 escolas secundárias de todo o país.

Uma incitativa do Ministério da Educação através da Direção Nacional de Educação que neste período de ferias pretende proporcionar aos alunos tempo de lazer suportado por uma aprendizagem que lhes seja significativa.

Segundo a coordenadora do projecto “Hitech Summer”, Alana Monteiro, durante a formação estes alunos vão adquirir certos conhecimentos na montagem de robôs e desenvolver o raciocínio lógico de programação. “A ideia é incentivar e estimular nos estudantes o gosto pelas tecnologias”, frisou.


Alana Monteiro avança ainda que a formação está a decorrer sem nenhum constrangimento e que a adesão dos alunos é boa. A mesma garante ainda que o Ministério da Educação já está a programar para o próximo ano letivo outras formações para alunos e professores nas áreas de instrumentação, programação web e montagem de equipamento móveis.

Recorde-se que o projeto WebLab se apresenta como um dos instrumentos para o reforço da qualidade na educação, através do acesso às novas tecnologias de ao raciocínio computacional como novo paradigma para o processo de ensino e de aprendizagem.