José Marques garante que, através deste sistema, os docentes de cada município vão ter a possibilidade de fazer as solicitações diretamente nas delegações de educação e estar informados sobre os seus processos.
A automatização dos processos de gestão de recursos humanos do Ministério da Educação decorre em 14 atos, onde se incluem pedidos de transferências, licenças, transições, aposentações, declarações, acumulações e substituições.
“A partir de agora, cada delegação pode receber esses atos e enviá-los digitalmente ao Ministério da Educação. A nível interno vai permitir também quem dá seguimento aos processos ter maior controlo”, afirma José Marques.
O sistema de gestão das infraestruturas é outro processo, que vai sair brevemente adianta o DGPOG, um instrumento que vai permitir que as escolas acionem o Ministério da Educação, caso houver algum dano.
“Vai permitir um diálogo em tempo real entre a escola em questão e o ministério, e por sua vez, vai permitir que a delegação escolar saiba a situação do estabelecimento de ensino”, sustenta.
Refira-se que para trabalhar todos estes processos, o Ministério da Educação tem uma unidade de tecnologia que depende do DGPOG e que tem como principal papel criar soluções para modernizar a administração da educação.
DCC

