O Delegado do Ministério da Educação dos Mosteiros, na ilha do Fogo, reuniu-se no dia 20 de julho com os diretores dos agrupamentos educativos, coordenadores pedagógicos, do pré-escolar, da estatística, da ação social e subdiretores pedagógicos, com intuito de analisar em várias vertentes o ano letivo que ora termina.
O encontro aconteceu na sala da equipa pedagógica da Delegação do Ministério da Educação, onde os coordenadores das escolas fizeram o relato das atividades programadas e realizadas no decorrer do ano, destacando os ganhos conseguidos, bem como os constrangimentos encontrados no funcionamento das escolas.
Segundo o Delegado do Ministério da Educação, Diniz dos Anjos, o balanço do ano letivo 2017/2018 é positivo, uma vez que os resultados apontam para 95.4% da taxa de aproveitamento dos alunos do ensino básico e 67 % no ensino secundário.
Os dados apontam ainda para uma taxa de abandono escolar de 0.9% e 24% de reprovação.
Diniz dos Anjos manifestou a sua satisfação, considerando positivo o balanço das atividades realizadas, não obstante o aproveitamento no ensino secundário.
“Para inverter a situação e ter maior fasquia de aproveitamento em todos os níveis, é preciso que haja um forte engajamento de todos os intervenientes desde o inicio do ano letivo, na superação de eventuais dificuldades de alguns alunos a nível de aprendizagem”, frisou.
Refira-se que a coordenadora concelhia da ação social e escolar aproveitou o encontro para apresentar alguns dados sobre o funcionamento das respetivas áreas de intervenção.
Enviada pela equipa do CI da Delegação dos Mosteiros