Marcelo Ramos da Escola Pedro Corsino de Azevedo de São Nicolau, Josué António e Tiago Pires do Centro Educativo Miraflores são os grandes vencedores nas categorias A, B, C respetivamente, da XI ª Edição das Olimpíadas de Matemática.


A premiação teve lugar hoje, no liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia, no momento em que foram anunciados também os nomes dos alunos que vão participar Cabo Verde na 8ª edição das olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a realizar-se a partir do dia 2 de setembro em Santo mé e príncipe.

O concurso tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino da Matemática e ciências afins em Cabo Verde, incentivar e desenvolver o gosto pela disciplina e aprofundar os conhecimentos adquiridos na sala de aula e aplicá-los na resolução de problemas da vivência do aluno.

A presidente da comissão de provas das olimpíadas de matemática em Cabo Verde, a professora Natália Furtado, adiantou que o processo, decorreu normalmente, seguindo os critérios previamente definidos, apesar de algum constrangimento que prende-se com a ausência de alunos de algumas ilhas que não conseguiram participar na prova final nacional.

Por seu lado, a Diretora Nacional de Educação, Sofia Figueiredo, considera que a matemática é a prioridade do Ministério da Educação na implementação do projeto educativo em curso, que prevê o reforço e a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da disciplina.
É de referir que na categoria A (alunos do primeiro ciclo) foi o vencedor o aluno Marcelo Ramos da Escola Secundária Pedro Corsino de Azevedo do concelho de Tarrafal de São Nicolau, tendo ficado em 1º lugar, Raquel Ramos também da Escola Pedro Corsino de Azevedo conquistou o segundo lugar e no terceiro Érica da Graça. Spencer da Escola Secundaria Horace Silver da ilha do Maio.

A categoria B (2º ciclo) ficou liderada por Josué Ramirez António do Centro Educativo Mira Flores, na cidade da Praia. Em segundo lugar ficou Carline Rosa Silva da Escola Horace Silver (Maio) e no 3º lugar Addylene da Rosa Semedo da Escola Secundaria, Abílio Duarte Palmarejo, cidade da Praia.

Na categoria C (3º ciclo) o primeiro lugar foi para Tiago Pires do Centro Educativo Mira Flores, na Praia, segundo lugar para Fábio Augusto Gomes da Escola Industrial e Comercial do Mindelo e em terceiro lugar Alexandre Figueiredo do Liceu Domingos Ramos na cidade da Praia.