O Liceu Domingos Ramos dispõe, desde o passado dia 5 de junho, de ecopontos para reciclagem do lixo produzido no rescindo escolar.
A iniciativa partiu de um grupo de professores e conta com o apoio da Unesco, através do projeto Escolas Associadas da Unesco, e da ADAD – Associação para a Defesa do Ambiente e Desenvolvimento.
O ecoponto, composto por quatro bidões pintados pelos alunos, está situado à entrada do Liceu e vai permitir separar o lixo para reciclagem de papel, plástico, metal e vidro. Leandra Tavares, subdiretora administrativa e financeira do Liceu, disse à Rádio Educativa que por detrás deste projeto está um grupo de professores e que o mesmo conta com o apoio da Unesco e da ADAD.
“A iniciativa surgiu através dos professores que são pontos focais do programa da Unesco para a preservação do meio ambiente, a professora Silvina e o professor Joaquim, conjuntamente com a Direção da escola. Vimos que os alunos ainda não têm consciência do processo de reciclagem do lixo. É uma forma de incutir neles a importância de separar o lixo. Nós vamos reaproveitar o plástico para utilizar como vaso na plantação. Os alunos estão a utilizar as garrafas pet como vasos para plantas ornamentais e de chá", afirmou Leandra Tavares.
A também professora de Economia no Liceu disse ainda que, antes da criação do ecoponto, todo o lixo produzido pelos alunos acabava no chão ou no lixo comum, principalmente as garrafas pet, o que acarretava mais trabalho para as funcionárias de limpeza.
A instalação deste ecoponto vem na sequência de um projeto maior que prevê, para breve, a inauguração do Clube Ecológico e ações de sensibilização no seio dos alunos para a importância de preservar o ambiente e manter o Liceu limpo. “Queremos fazer mais, já temos canteiros para chás, um horto escolar e vamos inaugurar um Clube Ecológico. Ainda temos mais reservatórios de lixo que queremos espalhar pela escola toda, de forma que a escola fique mais limpa possível.” Ainda segundo Leandra Tavares, o Clube Ecológico, a ser inaugurado em breve, tem como objetivo desenvolver ações na área ecológica, como atividades de reciclagem, formações e visionamento de filmes sobre o meio ambiente. A subdiretora administrativa e financeira do Liceu Domingos Ramos garantiu ainda que qualquer aluno daquele estabelecimento de ensino pode fazer parte do Clube Ecológico, mas que os professores esperam maior engajamento dos do 7º e 8º, que têm a disciplina de Ciências da Terra e da Vida.
 
UT