A finalidade deste concurso é incentivar a leitura, tendo em conta que há a perceção que a realidade atual vem afastando cada vez mais os alunos do ato de ler, segundo nota de imprensa enviada à nossa redação. Assim, a Delegação do Ministério Educação de São Vicente instiga toda a comunidade educativa a resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
O projeto propõe a realização de atividades que possam despertar nos estudantes o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. “O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias a uma vida de qualidade, produtiva e com realização,” refere a nota.
Todas as ações propostas no âmbito deste certame visam melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura e envolver todos os alunos do 2º Ciclo, definindo como meta base a leitura de um livro por semana. aos professores é solicitado que desenvolvam práticas pedagógicas que motivem os alunos ao hábito de leitura, proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, provocando o gosto pela diversidade textual.
Participam no concurso alunos das escolas do Ensino Básico (5º e 6 anos do 2º Ciclo) de São Vicente, e estes, através do incentivo dos professores da disciplina de Português, participarão de um concurso de produções com o tema: “A Importância do Ato de Ler”. Além disso, cada escola ou agrupamento poderá realizar momentos de palestras para os alunos, visando uma maior conscientização sobre a importância da leitura. Serão também confeccionados pelos alunos, durante as aulas ilustrações de frases para divulgar o projeto de leitura pelas dependências da Escola. O projeto engloba ainda sugestões de trabalhos complementares como seminários de leitura, rodas de leitura e palestras sobre leitura.
A primeira eliminatória vai selecionar os representes do 5º e 6º anos de cada escola e a segunda vai permitir conhecer os representantes dos agrupamentos. O concurso final entre os agrupamentos, com 10 alunos (as) do 5º ano e 10 alunos (as) do 6º ano, acontece no ia 16 de junho, em escola a indicar, onde serão premiados os 3 primeiros lugares do 5º ano e os 3 primeiros lugares do 6º ano.