A cidade da Praia acolhe hoje e amanhã o 3º Diálogo de Alto Nível do AIR Center. De acordo com o Diretor-Geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, o Atlantic Interactions é uma iniciativa intergovernamental que pretende criar uma plataforma de investigação com o objetivo de trazer todos os benefícios do oceano atlântico às sociedades, nomeadamente dados da pesquisas oceanográficas e dados que advém da investigação atmosférica.
Aquilino Varela, afirma ainda que o centro permite aos investigadores cabo-verdianos aceder a uma rede de pesquisa que sozinhos seria difícil alcançar.
“Ganhos no sentido de proporcionar aos investigadores cabo-verdianos redes de pesquisas que antes, sozinhos, dificilmente conseguiriam conquistar, mas também ganhos no sentido de proporcionar aos mesmos outras fontes de financiamento, através de AIR Center”, frisou o diretor-geral.
Por sua vez, o Ministro de Ciência e Tecnologia de Portugal, Manuel Heitor, afirmou que o principal objetivo deste evento é continuar a instalação do centro internacional de investigação do atlântico que é um projeto inovador que venha integrar as tecnologias espaciais e oceanográficas viradas para as mudanças climáticas e as novas tecnologias energéticas.
Por seu lado, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, que presidiu a abertura do 3º Diálogo de Alto Nível do AIR Center destacou a pertinência do evento para Cavo Verde, no memento em que o país aposta no desenvolvimento da economia azul.
“Para um país como Cabo Verde, que aposta fortemente no desenvolvimento da chamada economia azul, e que se ressente as consequências das mudanças climáticas, a investigação para o desenvolvimento técnico-científico e a valorização económica no oceano atlântico, surge como uma oportunidade que deve ser valorada de forma adequada”, afirmou.

O evento, denominado “AIR Center”, conta com centenas de participantes entre convidados nacionais e internacionais dos quais se destacam o ex-diretor da Agência Nacional Espacial Americana, a diretora da Agência Espacial Europeia, um astronauta, convidados ministeriais e investigadores.
Refira-se que esta iniciativa promove soluções assentes no conhecimento para os desafios do Atlântico e da Sociedade Global que requerem investigação interdisciplinar e inovação em complexos sistemas de observação da Terra, através da cooperação internacional.