O Diretor Geral do Ensino Superior garantiu que o Governo está a trabalhar para a criação da Lei de Base do Financiamento de Ensino Superior em Cabo Verde. Aquilino Varela que falava à propósito da apresentação do tema “Qualidade e Relevância do Ensino Superior” no Fórum Nacional de Educação que decorreu na Cidade da Praia, sob o lema “Por uma visão contemporânea da educação”, considerou que a qualidade é um desafio compósito que terá que ser respondida de várias formas.


O Diretor Geral do Ensino Superior assegurou que a qualidade do ensino superior é um grande desfio, daí que a estratégia do Governo nesta primeira fase é sinalizar respostas institucionais.
O Gabinete de Ciência, Tecnologia e Investigação, a Agência de Regulação de Ensino Superior e a Lei de Base do Financiamento do Ensino Superior são as respostas, segundo Aquilino Varela, para atingir o patamar de qualidade que todos almejam.
A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judith Nascimento, foi também um dos apresentadores do tema “Qualidade e Relevância do Ensino Superior “. No seu entender o processo de construção da qualidade do ensino superior está no inicio, mas acredita que os ganhos conseguidos já garantem um nível de qualidade que permitem aos formandos terem uma boa prestação a nível profissional.
Judith Nascimento disse ainda que criar qualidade sem recursos não existe, daí que a seu ver a questão do financiamento é fulcral.
O ultimo dia do Fórum Nacional de Educação que decorreu na Cidade da Praia, sob o lema “Por uma visão contemporânea da educação” debruçou-se sobre a qualidade do ensino superior, do ensino técnico-profissional e da investigação. Segue o link https://app.box.com/s/bwgd9q1047u8ra5k2lqeb6tyqnvln4ao