Uma das sessões de grupo que aconteceu ontem à tarde, naquele que era o 2º dia do FNE, tinha como tema: "Avaliação Formativa. Estratégias de Melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos nas salas de aula".
Uma das oradoras, Rosa Silva, centrou a sua exposição no Plano Estratégico da Educação, ou seja, o que é que este plano tem em relação à avaliação das aprendizagens e o que é que a DNE está a fazer para responder e alcançar o estipulado no mesmo. Rosa Silva reconhece que a avaliação das aprendizagens é fundamental para o sucesso do aluno e que é transversal a todos os níveis de ensino, começando do pré-escolar ao secundário.
 
 (Mais pormenores sobre a apresentação de Rosa Silva através deste link: https://app.box.com/s/2o70hilsysejbpm1xqrnsd77lfb7pmlf )
 
Victor Fortes, professor universitário, foi igualmente um dos oradores convidados para este painel.
Com uma exposição bastante directa, expôs várias linhas de reflexão, demonstrando a sua convicção sobre o que é e como avaliar, tendo defendido a aplicação de uma avaliação inclusiva.
O professor universitário, que tem realizado trabalhos no terreno com os seus alunos em várias escolas a nível da ilha de Santiago, começou por apresentar à plateia o que para si é a melhor definição de avaliação.
 
(Mais pormenores sobre a apresentação de Victor Fortes através deste link: https://app.box.com/s/hmuf5kbouaemri66bhhluqvv89ylsrpy )
 
E quando se fala da avaliação formativa e estratégias de melhoria da qualidade das aprendizagens, os alunos são de facto os personagens principais.
A diretora do Colégio Letrinhas, um estabelecimento localizado na ilha do Sal, esteve presente no segundo dia do Fórum Nacional de Educação para mostrar e dar exemplos aos presentes sobre como fazem a avaliação e que estratégias usam para melhorar a qualidade de aprendizagem dos seus alunos, sendo que alguns deles têm com NEE.
 
(Mais pormenores sobre a apresentação de Victor Fortes através deste link:https://app.box.com/s/o4rzb4vf6609un9cnv8oti55exc2je2m )
 
O tema desta sessão era "Avaliação Formativa. Estratégias de Melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos nas salas de aula".